Geleias

postado em: Especiais | 0

Porque fazer geleias?

As geleias são uma forma de conservação de frutas. Dessa forma, elas podem ser degustadas independente da época do ano. Essa é uma preocupação que remonta há séculos na Europa. Além disso, essa é a única forma de consumo de algumas frutas adstringentes e amargas.

Durante muito tempo foram consideradas produtos de luxo, mas foram banalizadas após o século XIX com a descoberta do açúcar de beterraba. Hoje são consideradas um alimento de prazer, mas com valor nutritivo baixo, pois a maioria das vitaminas são eliminadas durante o cozimento.

geleia-provencal-gourmet

 

Geleias Premium

As geleias premium possuem no mínimo 45% de fruta em sua composição. Isso garante a perfeita geleificação e conservação por 12 meses, sem nenhum uso de aditivos ou conservantes.

A geleia perfeita é aquela com quantidade suficiente de pectina, gelifiante natural responsável pela consistência, e com equilíbrio entre açúcar e acidez. A quantidade de pectina varia de fruta para fruta. Maçãs e cítricos são riquíssimos dessa substância. Quando a fruta é pobre em pectina é necessário adicionar à geleia a pectina comercial (pó branco vendido em lojas especializadas) ou néctar de maçã verde, por exemplo. A proporção é de 1 colher de sopa de pectina comercial para cada quilo de fruta ou 60ml a 120ml de néctar de maçã para cada meio quilo de fruta.

Astúcia: sempre adicione suco de limão em qualquer geleia. Ele ajudará na consistência e também na acidez.

 

Confiture x Gelée x Marmelada x Chutney

Confiture é a geléia a qual conhecemos: fruta e açúcar. Aproveita-se a polpa e, em alguns casos, também a casca. As frutas podem ser utilizadas em forma de pasta ou em pedaços.

Gelée é também feita de fruta e açúcar, mas apenas o néctar da fruta é utilizado. Polpa e casca são descartadas. As gelées são mais delicadas, consumidas com frequência na degustação de queijos.

Marmelada originalmente era a geleia de marmelo. Hoje em dia, qualquer geleia com pedaços de fruta cítrica (abacaxi, limão, laranja) é considerada marmelada.

Chutney é uma preparação de fruta agridoce que é utlizada como condimento na cozinha indiana.

Chutney-cebola-roxa
Chutney de Cebola Roxa Caramelizada

 

Tendências

Para aqueles que comem geleia apenas em torradas com chazinho, eis uma novidade: as geleias têm sido usadas para dar um toque especial em pratos salgados. Nova tendência da gastronomia contemporânea – elas têm invadido os restaurantes!

Beterraba com creme branco e geleias de limão siciliano
Beterraba com creme branco e geleia de limão siciliano

 

Além disso, chefs têm sido cada vez mais criativos, inovando nos sabores. Além das frutas, agora podemos encontrar geleias de legumes, flores (pétalas de rosas, lavanda), bebidas (chás, cachaça, vinho, cerveja) e até mesmo geleia de bacon. Opções é que não faltam!

 

Conte para gente o seu sabor favorito? 👇

 

 

 

Deixe uma resposta