Provença – A Cozinha do Sol

provença
Vista do Vilarejo Moustiers-Sainte-Marie
A Provença, localizada no sudeste da França, entre mar e montanhas, é uma região de luz e cores vibrantes. Inclusive sua gastronomia é conhecida como “cuisine du soleil” – cozinha do Sol, reflexo da diversidade de frutas e legumes coloridos, ricos em sabor.
salada-italiana
Salada italiana: folhas verdes, tomate cereja, alcachofra, burrata, presunto cru, pesto e tapenade
Influenciada pela cozinha mediterrânea, mais especificamente pela cozinha italiana; sofre também influências árabes. Entre os pratos mais tradicionais estão: ratatouille (legumes cozidos no azeite), bouillabaisse (sopa de peixe), pissaladière (pizza sem tomate, de compota de cebola, anchova e azeitona preta), anchoïade (molho de anchova e alcaparra), aioli (molho de alho e azeite), tapenade (antepasto de azeitona e alcaparra), sopa ao pesto, fougasse (pão), e muitos outros. A bebida típica é o pastis, composto de extratos naturais de plantas macerados em álcool, tradicionalmente o anis estrelado e o alcaçuz. Nos doces podemos citar o mel, os mendiants de chocolate (discos de chocolate cobertos com frutas secas e nozes) e as geleias, mas o rei sempre será o calisson (doce feito de farinha de amêndoas, laranja e melão cristalizados e uma fina camada de açúcar)!
calisson-aix-en-provence
Calissons
Região dos azeites e das ervas aromáticas, os campos de lavanda exalam seu perfume e proporcionam paisagens de tirar o fôlego. As ervas de Provença, famosas no mundo todo, incluem em sua receita original folhas e flores de lavanda.
campos-de-lavanda
Campos de lavanda em Plateau Valensole
Na Provença não é preciso sentar numa mesa Michelin para comer bem. Os mercados de rua oferecem diversos produtos regionais tão frescos que temos a impressão de terem sido colhidos ou pescados na hora.
mercado-de-frutas-e-legumes-aix-en-provence
Mercado ao ar livre em Aix-en-Provence
E na Provença, todo dia é dia de feira!
E você, já foi à Provença? Conte para gente!

Deixe uma resposta